11 outubro 2008

MANIÇOBA & PATO NO TUCUPI


Amanhã é o dia mais aguardado pelos paraenses, o dia do Círio de Nossa Senhora de Nazará, a padroeira. É um dia em se recebem como hóspedes os parentes e amigos do interior e de outros estados. Estes chegam para acompanhar a procissão e pagar suas promessas.

O paraense costuma aprontar sua casa para esse dia. Geralmente fazem uma faxina geral e pintam a casa. Mas é na cozinha que acontece um dos momentos altos da família, após a romaria. Em quase todas as casas se prepara a maniçoba e o pato no tucupi.

A maniçoba é uma espécie de feijoada indígena, feita com folhas moídas da mandioca e carne de gado e porco. Considerando-se que a mandioca possui alto teor de ácido cianídrico, um veneno danado de poderoso, fico imaginando como os índios descobriram que deveriam cozinhar por 7 dias para despreender o veneno.

Já o pato no tucupi é outro prato delicioso da culinária paraense, que ao meu ver é a cozinha mais exótica do Brasil. O tucupi é um caldo extraído da mandioca (ói ela aqui de novo!), e nele se cozinha o pato (que pelo alto preço tem sido substituído pelo peru ou frango) e o jambú, uma planta cujas folhas tem propriedades anestésicas que acrescenta um sabor especial aos pratos. Nao preciso dizer que amanhã estarei comendo isso. E bon apettit!
* Imagens extraídas dos sites lincados neste post.

07 outubro 2008

Há doido pra tudo neste mundo


Caro amigo leitor, o que tem de gente 'maluka' neste mundo não tá no gibi (aliás, essa é uma expressão da velha guarda, que os doidos de hoje não conhecem). E a Internet permitiu que todos os malucos do planeta pudessem dar as caras e exibirem suas nóias como se fosse um curriculum vitae digno de orgulho.

Nessa sociedade mundializada, para ser diferente, para se promover e se destacar, não há atitude ridícula nem comportamento vergonhoso. E muita gente é capaz de adotar modificar seu corpo cirurgicamente, fazer tatuagens etc, criando novos modelos de configuração corporal para atingir seu objetivo.

Para alguns essas criações são monstros e cruzar com uma dessas pessoas na rua pode chocar e até assustar alguém. Mas que me assusta mesmo não são esses 'doidos', são aquelas pessoas que aparentam normalidade e no fundo são monstros de ambição e maldade. São os que matam seu semelhante por qualquer motivo ou que sentem prazer em fazer sofrer alguém. São os que, pela força e pelo poder, exploram os mais fracos e os que corrompem os jovens pelo vício. São os políticos que se beneficiam da posição e da lei para desviar dinheiro de projetos sociais, e os líderes de grandes potências que subjugam povos subdesenvolvidos deixando uma população inteira na miséria, na indigência.



O Sanduba Maluko vem de público defender seu direito de ser diferente, até mesmo bizarro.
*Leia mais no Este Blog é Minha Rua.
* Fotos extraídas do blog Unusual Things

02 outubro 2008

BLOG LIGHT & DIET

Caro "Mordedores", bon appetit!
Descobri que manter este blog me dá um baita de um grande prazer. E olhem que comecei este blog ontem! Embora ensine professores a empregarem blogs como ferramentas pedagógicas e mantenha outro blog pessoal, o "Este Blog é Minha Rua", que também me é bastante prazeroso, este é mais... ligth (Heheheee!!..) e, porque não dizer, diet.
Bem, talvez seja porque ele é um tantinho calórico, admito. Mas nada que comprometa a silhueta, afinal o que engorda não é a comida, mas a intensidade e frequencia com que se come. E, como sabemos, calórico vem de caloria, que em Física é a quantidade de calor (energia) necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama de água.
O fato é que, para mim, todo blogueiro é assim: sente muito prazer nas suas postagens porque fica imaginando a reação das pessoas ao visitarem seu blog, ao lerem o que escreveu, ao observarem suas ilustrações. E fiquem certos que escolho as imagens com esmero, cuidado e preocupação em agradar tanto o neófito quanto o conesseur, tanto o turista incidental quanto o habitué.
Esta ilustração chama-se Hamburguer, e foi criada pela Vasava, um estudio de Comunicação e Desing de Barcelona, para a Hewlett Packard-HP. Seu nome é mais do que apropriado, não é? Está baseada em vários módulos criando diferentes ilustrações. Um barato!! Observem as mosquinhas. (Para aumentar, clique na figura)

01 outubro 2008

CONDE DE SANDUÍCHE: O INVENTOR


Você sabia que quem criou o sanduba foi o Conde de Sanduíche? Bem, quase todo mundo sabe disso, né? Agora, você conhece esse nobre senhor que nos legou tal iguaria? Não?! Clique AQUI para conhecer a biografia desse inventor.

* Imagem do blog Suserania’s Weblog

SANDUBA ÁRABE


Kebab é o sanduba com pão pita (árabe), iogurte, falafel (bolinhas fritas de grão de bico e às vezes de fava) e cordeiro, tudo enrolado com uma saladinha. Hummm!!
Ainda não esperimentei, mas depois de ver tanto sanduba, me dê licença que vou sair prum pequeno lanche, antes de almoçar.
E você. caro leitor, não está com água na boca? Essas imagens não abriram seu apetite? Então, amigo, vá preparar seu Sanduba Maluko. E não esqueça de mandar uma foto pra mim, viu?. O e-mail é franzkre@gmail.com

ODE AO SANDUBA


Caro amigo leitor, você sabe quantos tipos de pães existem?
Sei lá!- responderia você com segurança.
E quantos tipos de sanduba exitem?
Ôrra, meu! -poderia dizer você, já meio amuado- tá querendo zoar comigo? "Trocentos", tá bom pra ti?
Calma! Eu também não sei, mas encontrei um "hamburgólogo" que fez quase um tratado sobre o Sanduba. Veja as sugestões dele para você preparar o mais delicioso sanduíche AQUI .

O MAIOR SANDUBA DO MUNDO


Este aqui é o maior sanduíche do mundo. Ele é um bitelo que desbancou o maior sanduíche existente até então, que era da Tailândia e que pesava nada menos que 47kg e meio. Está no Denny's Beer Barrel Pub, pomposamente denominada "Home of the World's Largest Hamburger Challenges”. Ele está no livro dos Records.
Visite o site e assista o vídeo de preparação deste gigantesco sanduíche clicando AQUI.

A História do Sanduíche

Vocês sabem como são os norte-americanos, né? uns cabras que adoram novidades, adoram competição e adoram fast food.
Da mesma forma que essa nossa Belém do Pará é o paraíso dos sorvetes (aqui há sorveterias com cerca de uma centena de sabores), a América do Norte é o paraíso do sanduba, com destaque para o hamburguer, off curse! Há, até, um campeonato americano de construção de hamburguer e um banco de dados sobre a história do sanduba.Confira aqui.

E não esqueça de tentar fazer seu Sanduba Maluko e mandar uma foto pra gente publicar, OK?

Coleção de sandubas.

Provavelmente o americano Matt Malmgren é o único maluco a colecionar sanduíches. Há 18 anos esse cara coleciona hamburgueres, cheeseburgueres e Big Mac’s.
Sua coleção está guardada no porão de sua casa e formam o acervo do ‘Burger Museum.
Matt garante que os hamburgueres não estragam com o tempo e mantêm a mesma aparência que tinham quando foram comprados (eu, heim!).
Veja mais aqui.

O X-IGNORÂNCIA ALAGOANO


Esse sanduba é do cacete! Foi criado em Arapiraca, estado de Alagoas. Chama-se X-Ignorância. O bicho pesa 4,5kg, seu recheio tem 19 itens e cerca de 11 mil calorias. Caraca!!!
Há até um prêmio para quem conseguir comê-lo em duas horas: uma moto e mais 500 paus. Leia mais aqui.

Você, caro leitor, pode conseguir criar um sanduíche mais maluco que este? Aceita esse desafio? Então pegue duas fatias de pão e mãos à obra. Fotografe, mande pra gente mostrar pro mundo.

Em breve estaremos promovendo um concurso do Sanduba mais Maluko. Ajude-nos. PARTICIPE E DIVULGUE!!

O Sanduba Maluko

Sanduba Maluko não é um sanduíche, é um blog que quer ser um espaço para exibir as criações mais malucas em termos de sanduíches (comíveis ou não). Como um daqueles sanduíches doidões que a gente faz colocando uma porção de coisas entre duas fatias de pão, aqui também pretendemos tratar de uma miscelânea de temas.

A idéia de criar esse blog surgiu em duas fases ou etapas. A primeira foi a partir da observação dos sanduíches que meu filho faz: ele coloca um pouco de tudo; e a segunda foi observando um joguinho infantil chamado “Sanduíche Maluco” do Bob Esponja.


Então fiquei imaginando que a gente poderia criar sandubas de tudo e qualquer coisa, mesmo que não fosse para comer, mas apenas para brincar, para se divertir, dando asas à imaginação.

Então, você está convidado, ou melhor, está desafiado a criar seu sanduba maluco e mandar uma foto pra gente publicar aqui. A única regra é que tudo deve estar entre duas fatias de pão.